Alimentação mais saudável – da sala de aula para o refeitório

2 Minutes
Em um mundo cada vez mais movimentado, o consumo de alimentos ultraprocessados e menos nutritivos, por vezes, ganha espaço dentro da nossa alimentação, o que vem causando danos ao organismo e afetando, principalmente, as crianças.

A má alimentação vem sendo cada vez mais discutida no mundo atual. Sabemos que a ingestão de alimentos industrializados tem sido tema de trabalho de médicos, que olham para a saúde de forma sistêmica. Em um mundo cada vez mais movimentado, o consumo de alimentos ultraprocessados e menos nutritivos, por vezes, ganha espaço dentro da nossa alimentação, o que vem causando danos ao organismo e afetando, principalmente, as crianças.

Visando a levar para a sala de aula esse assunto sempre tão atual e conscientizar cada vez mais a importância de uma alimentação mais colorida e, acima de tudo, rica em vitaminas e nutrientes, olhamos para essa questão na primeira Unidade de Investigação da 2F. Desenvolvemos, junto aos alunos, algumas discussões e atividades, nas quais eles tiveram a oportunidade de pesquisar sobre escolhas saudáveis, entre elas, alimentação e hábitos que preservem o bem-estar do corpo e da mente.

As crianças tiveram ideias de como poderiam consumir alimentos de diferentes formas, fazendo simples substituições. Como, por exemplo, a fruta ao invés do suco, visto que os frutos são ricos em fibras, ou deixar o prato mais colorido, aumentando o consumo de legumes, folhas e grãos.  As crianças tiveram a chance de ser audazes na prática, experimentando novos alimentos, sabores e demonstrando, cada vez mais, que são mente aberta na hora das refeições.

Nova rotina

Em 2022, com a rotina integral, quando as crianças almoçam diariamente na Escola, elas passaram a observar com mais atenção o cardápio oferecido, fazendo combinações e escolhas mais nutritivas e, consequentemente, cores mais variadas no prato. Adicionalmente, trabalhamos sobre os demais hábitos, que contribuem para esse bem-estar e, com os alunos, investigamos com os alunos sobre estilos de vida mais saudáveis, como a prática de esportes e, até mesmo, um simples “solzinho” no final do dia – com bastante hidratação e utilização de protetor solar.

Dessa maneira, os alunos tiveram voz e foram conduzidos à reflexão de como hábitos saudáveis e, muitas vezes, simples, podem transformar a vida a longo prazo. Chegaram à conclusão de que, a partir de uma alimentação mais equilibrada, o cultivo de bons hábitos, ingestão de líquidos adequada e boas horas de sono são fundamentais para proporcionar equilíbrio ao corpo, bem-estar físico e emocional, dando a oportunidade de crescerem com saúde.

SIS Stories
Last Updates